Receitas de Suco






O que é suco?
copo-de-suco
 
 
 
O suco é um concentrado de vitaminas, sais minerais e outros elementos que estão presentes em frutas, legumes e hortaliças, essenciais para a ingestão de alguns nutrientes.
 
 
 
É chamado, ainda, de néctar ou refresco e é uma bebida feita com quantidades consideráveis de água, ou leite e açúcar, a fim de deixá-lo mais saboroso e a gosto do usuário.



A produção de sucos iniciou-se a partir dos anos 80. Essa foi a solução encontrada, na época, para diminuir problemas intestinais derivados de alimentos que continham um elevado teor de fibras. Os sucos de frutas e vegetais foram compondo a mesa de várias pessoas que hoje não conseguem viver sem o famoso “suquinho”.  Importante ressaltar que os sucos processados perdem alguns nutrientes, inclusive, com adições consideráveis de açúcar e outros elementos químicos.

Geralmente, muitas pessoas costumam retirar os fiapos ou jogar a casca do fruto fora, mas eles representam a quantidade de fibras que existem na mistura.

  • As fibras alimentares são carboidratos não digeridos, ou seja, passam pelo nosso organismo fazendo uma limpeza e eliminando aquilo que não é necessário. Elas nos previnem de várias doenças, como as cardiovasculares, síndromes metabólicas, diabetes do tipo 2, problemas intestinais e várias outras que fazem dessa dieta uma fonte de benefícios. Para aqueles que já se encontram com a doença, é preciso que seja feita uma dieta balanceada e receitada pelo médico. Veja como tratar diabetes!
Com a mistura de frutas, legumes e verduras, são feitas receitas com sucos naturais que garantem sabor, frescor e saúde na hora de sua ingestão.
 
 
 
Dicas
 
Para aproveitar essas características procure seguir as dicas:

  • Ingira sucos 30 minutos antes das refeições - isso auxilia na absorção dos nutrientes;
  • Consuma-os até pelo menos 30 minutos depois de sua preparação, pois podem perder suas propriedades nutritivas depois de muito tempo;
  • Sucos cítricos - alta concentração de vitamina C, um antioxidante natural - oxidam rapidamente e o ambiente (temperatura, luz, oxigênio) ajuda no processo. É recomendável sempre mantê-los em temperatura acima de 24ºC, num recipiente escuro;
  • Adicione pouca água para não perder alguns nutrientes;
  • Não guarde sobras ou congele;
  • Procure tomá-los sem adoçar tanto, pois a redução do açúcar garante um sabor mais natural. Caso contrário, você poderá utilizar uvas- passas, mel ou ameixas;
  • Através dos sucos, os nutrientes são absorvidos de forma rápida e intensa pelo organismo. Então, aproveite dos benefícios dos sucos naturais.


 
 
Perdendo peso com os sucos
 
Outro benefício dos sucos é a perda de peso. Há jejuns que não são prejudiciais, mas há outros que são prolongados e trazem desequilíbrios ao organismo.  Além disso, os sucos não são feitos para serem tomados isoladamente, ou seja, não servem para substituir outros alimentos. O que eles trarão será saciedade, diurese e facilidade na digestão de alimentos.

Assim, como os sucos não consomem muitas calorias do corpo, pois são compostos de carboidratos simples e lipídeos (gorduras) insaturados, sempre é recomendável ingeri-los juntamente com as refeições diárias.